domingo, 12 de junho de 2011

A juventude (por ela mesma!)

No ano de 2009 participei de uma formação sobre"juventude e múltiplas linguagens". Como conclusão de curso, os alunos deveriam realizar um trabalho em cima daquela temática.  Decidi, então, utilizar-me de tais "linguagens" para isso. Enquanto elaborava minhas ideias, percebi (a tempo) de que mais efetivo do que a minha visão sobre o que penso da juventude, seria dar um espaço para que a própria juventude falasse sobre ela mesma! A partir disso, surgiu o "Dossiê Juventude", o qual apresento a todos vocês agora! 

É bastante interessante dedicar alguns minutos para escutar aquilo que os jovens pensam sobre diversos temas, como política, religião, ecologia e demais. O grupo de estudo era composto por alunos do Ensino Médio da Instituição Marista e a  metodologia utilizada inspirou-se no "teste de associação de palavras"  de Jung: o entrevistador lançava uma palavra e os entrevistados deveriam respondem com aquilo que lhe viesse à cabeça. Assim, evitava-se respostas estereotipadas ou prontas.

Vale a pena conferir!!!


Por: Diogo Luiz Santana Galline

3 comentários:

  1. Diogo e demais colegas do blog, parabéns inicialmente pelo conteúdo e pela bonita experiência que estão fazendo através desse instrumento. Esse vídeo bacana me fez recordar o quanto pensamos processos para os jovens sem levar em conta o que esperam, querem e gostam. Precisamos sim, a partir deles e de seus contextos, buscar cada vez mais espaço, voz e vez para atuarem na sociedade como um todo. abraços.

    James Pinheiro

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  2. oi!galera,
    adorei o blog e o post....muito legal essa iniciativa.....trás reflexões na nossa metodologia na nossa prática......Parabéns!!

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  3. Caro Diogo:

    Achei muito legal o esforço por efetivar, através de instrumentos como esse, aquilo que chamamos de protagonismo juvenil. Este começa possibilitando-lhes espaços de auto-expressão!

    Mais ainda, em alguns casos (acredito que não seja este), a pauta dos temas - geradores ainda corre o risco de partir de nós, os educadores. Seria muito interessante ver o que outros jovens colocam como pauta.

    Creio que a boa metodológica vai por ai mesmo.

    Parabéns!

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